Será que o meu filho tem uma Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem? Como saber?

A Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) corresponde à presença de alterações de expressão e/ou compreensão de linguagem, que pode afetar uma ou várias áreas linguísticas (semântica, morfologia, sintaxe, fonologia e/ou pragmática) sem causa aparente (neurológica, intelectual, sensorial ou emocional). Consequentemente, uma criança com PDL apresentará competências de linguagem (expressivas e/ou compreensivas) inferiores àquilo que seria esperado para a idade.

Como é feito o diagnóstico de Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem?

O diagnóstico de PDL é realizado através da conjugação de várias informações:

  1. Dados recolhidos na primeira consulta – dados quanto ao desenvolvimento global e ao historial clínico (no sentido de despistar uma possível causa para as alterações linguísticas)
  2. Avaliação rigorosa dos vários domínios da linguagem – através da aplicação de instrumentos padronizados para o Português Europeu. Estes instrumentos fornecem informações precisas sobre as competências linguísticas que necessitam de intervenção.

Em que consiste o tratamento de Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem?

O tratamento da PDL passa pela estimulação dos domínios linguísticos afetados. A intervenção será conduzida por um Terapeuta da Fala especializado na área da linguagem e o processo de reabilitação e deverá ter em conta as informações recolhidas na avaliação, bem como as características individuais de cada criança. A intervenção linguística poderá ser realizada em contexto clínico, escolar e/ou domiciliar, devendo sempre ser associado a atividades que promovam a generalização de competências para o quotidiano.

Qual o prognóstico associado às Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem?

O prognóstico dependerá de vários fatores, tais como:

  • idade em que se realiza o diagnóstico e se inicia a intervenção linguística
  • grau de afeção linguístico
  • existência de alterações noutras áreas do neurodesenvolvimento
  • intervenção realizada
  • contexto familiar, social e escolar.

Na maioria dos casos, quando o diagnóstico é precoce (antes dos 4 anos de idade) e a intervenção atempada e especializada, as crianças tendem a evoluir de forma muito favorável.

Por isso, se acha que o seu filho pode ter uma Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem, não hesite e procure um Terapeuta da Fala especializado na área da linguagem para o ajudar!

Na CERmudança e na Trilhos de Mudança, dispomos de Terapeutas da Fala especializados na área do desenvolvimento infantil. Veja aqui os nossos contactos!