A Fibromialgia é uma síndrome de dor crónica e fadiga, que surge geralmente associada a perturbações do sono, depressão, o que invariavelmente se traduz numa redução da qualidade de vida.
Até agora, esta condição, que ocorre predominantemente em mulheres na faixa etária dos 30-60 anos, tem vindo a ser tratada com medicação visando essencialmente um efeito analgésico. No entanto, as opções terapêuticas para o tratamento da Fibromialgia são apenas parcialmente eficazes no alívio sintomático a curto ou médio-prazo.
As evidências científicas confirmam que a Fibromialgia tem origem numa disfunção da atividade cerebral na regulação da dor e das emoções. Com base nestas evidências, uma técnica de estimulação cerebral, investigada há mais de 15 anos, provou ser eficaz e segura no alívio dos sintomas da Fibromialgia a longo-prazo: a Estimulação Transcraniana com Correntes Fracas (tDCS ou ETCC).
Tratamento da Fibromialgia através da tDCS
No caso do tratamento da Fibromialgia, a Estimulação Transcraniana com Correntes Fracas (tDCS ou ETCC) tem como objetivo modificar o padrão de atividade da rede neuronal que opera na regulação da dor, através da passagem de uma corrente fraca entre dois elétrodos, através do crânio.
Nos primeiros 10 anos de uso e em mais de 3000 pacientes, a Estimulação Transcraniana comprovou total ausência de efeitos secundários, havendo apenas referências a um ligeiro avermelhar local da pele e, ocasionalmente, formigueiro.
Os resultados de vários estudos indicam que a Estimulação Transcraniana da área motora proporciona alívio significativo em pacientes com dor crónica. Nos últimos 10 anos, considerando os benefícios demonstrados e a excelente segurança e ausência de efeitos adversos, tem-se verificado um aumento do uso da Estimulação Transcraniana com corrente contínua no tratamento da Fibromialgia.
Sem margem para dúvida, a Estimulação Transcraniana é uma intervenção segura e tolerável, com enorme potencial para diminuir a intensidade da dor nos casos de Fibromialgia, podendo o seu efeito ser potenciado por exercício aeróbico.
No próximo artigo, iremos abordar a história e os estudos que suportam o uso desta técnica inovadora no tratamento da Fibromialgia.
“Of pain you could wish only one thing: that it should stop. Nothing in the world was so bad as physical pain. In the face of pain there are no heroes.”
George Orwell