O que é a Fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença crónica, que afeta predominantemente o sexo feminino. Caracteriza-se por queixas neuromusculares dolorosas e difusas e pela presença de pontos dolorosos em regiões anatomicamente determinadas. O diagnóstico é fundamentalmente clínico, embora existam várias pesquisas sobre os mecanismos envolvidos na etiologia da fibromialgia. Este tema, bastante controverso, envolve uma heterogeneidade de fatores psicológicos, bem como fatores neuroendócrinos e variáveis individuais e sociais.
Acredita-se que a doença seja devida a uma perturbação dos mecanismos da dor, nos fusos neuromusculares, não havendo propriamente lesão de qualquer órgão, nomeadamente músculos ou articulações, podendo nalguns casos ser altamente incapacitante.
Sintomas
Tratamento da Fibromialgia
Deve ter-se em conta que se trata de uma doença crónica e que o tratamento visa, não a ausência de sintomas, mas sim o seu controlo.
O tratamento deve ser multidisciplinar, com intervenções farmacológicas, apoio psiquiátrico sempre que se revele necessário, psicoterapia coadjuvante, particularmente útil na área cognitivo-comportamental, sendo importante a pessoa aceitar a doença e viver com as suas limitações, fisioterapia individualizada e realizada por técnicos experientes e exercício físico adaptado às condições do paciente. É importante não descurar o exercício físico, porque a inação para que tendem os doentes de Dor Crónica, acarreta consequências psíquicas e físicas como Depressão, Obesidade, Atrofia Muscular, Osteoporose, tudo situações que acabam também por si só, por gerar doenças.