Se sofreu um Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), provavelmente já experienciou momentos de neuro-fadiga.

O que é a neuro-fadiga?

A neuro-fadiga é um dos efeitos mais incapacitantes após uma lesão cerebral que se caracteriza por um sentimento de exaustão mental e física.

Quando atinge o seu limiar de energia cerebral, não significa apenas que não está a pensar claramente e que os seus pensamentos estão confusos. Provavelmente, vai ter dificuldade em compreender os seus próprios pensamentos e a interação com outras pessoas é quase impossível, parecendo dolorosa.

O estado de neuro-fadiga significa que se esforçou física e mentalmente para além do que o seu cérebro pode suportar.

5 dicas para evitar a neuro-fadiga

  • Faça pausas frequentes ao longo do dia, especialmente durante atividades que envolvem maior esforço físico e atividades mentais que requerem maior concentração.

  • Tente perceber quais são os seus sinais de alerta e não os ignore. Conhecendo os seus limites e sinais de alerta irá permitir que pare antes que a neuro-fadiga se instale.

  • Programe o seu dia e atividades de acordo com os horários em que se sente melhor. Se normalmente se sente mais cansado à tarde, planeie atividades que exijam sair de casa ou uma maior concentração pela manhã.

  • Quando estiver em locais com muita gente, tente não permanecer durante muito tempo. O barulho e a confusão podem cansá-lo mais.

  • Utilize auriculares com música calma e relaxante que ajudam a filtrar o ruído de fundo. Este pequeno gesto pode fazer uma enorme diferença no seu nível de tolerância.

Parte da reabilitação pós-TCE consiste em aprender os seus limites e os sinais de alerta.

A sua equipa de reabilitação, neurologista, fisiatra, neuropsicólogo e terapeuta ocupacional, poderão ajudá-lo a melhor identificar esses sinais e a encontrar estratégias para lidar com situações que lhe pareçam mais exigentes.

Venha conhecer a equipa multidisciplinar de reabilitação neurológica da CERmudança.