Em caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC), a sequela mais commumente apresentada é a hemiparesia. E apesar de a maior parte das vítimas de AVC, através de tratamento de fisioterapia, recuperar a capacidade de caminhar, a funcionalidade do membro superior permanece afetada em cerca de 30 a 60% dos casos. As limitações no uso do braço e mão conduzem a limitações nas atividades diárias do indivíduo, sendo necessária terapia ocupacional específica para a recuperação da função, como é o caso da Terapia de Restrição.

Uma vez que o processo de recuperação da função do membro superior hemiplégico é frequentemente mais lento que o processo de recuperação da marcha, é imperativa a implementação de terapias específicas, com novas abordagens que melhorem a função do braço.

Neste campo, a investigação em neuroreabilitação tem destacado a reeducação neuromuscular, através de técnicas que promovam o uso da mão afetada.

A Terapia de Restrição e Indução ao Movimento (TRIM) tem-se revelado como uma técnica promissora e que conduz a bons resultados. Através desta técnica, aplicada por Terapeutas Ocupacionais, é promovido o uso repetitivo do membro parético durante as atividades de vida diária. O objetivo é maximizar ou restabelecer a função motora do membro superior afetado.

Princípios da Terapia de Restrição e Indução ao Movimento

A Terapia de Restrição e Indução ao Movimento baseia-se no princípio de contrariar o não uso aprendido. Após um AVC, existe uma alteração nas áreas de representação cortical dos músculos afetados. O não uso aprendido tem sido descrito na literatura mundial, principalmente em pacientes com hemiparésia.

Através do uso forçado da mão afetada pela imobilização do braço saudável e do treino dos movimentos da mão afetada, pretende-se superar ou diminuir os efeitos do não uso aprendido e assim aumentar as mudanças plásticas favoráveis à reabilitação pós-AVC.

O treino através da Terapia de Restrição do membro não afetado é implementado pelo Terapeuta Ocupacional, que com a ajuda de uma tipóia imobilizadora, restringe os movimentos do lado saudável, obrigando à realização das atividades de vida diária (AVD´s) com o membro superior comprometido. Durante a terapia, o doente é orientado para que durante a realização dos exercícios não existam compensações.

Resultados da TRIM

A Terapia de Restrição e Indução ao Movimento na reabilitação do AVC, leva a melhorias na movimentação passiva, na coordenação, na velocidade, na sensibilidade, bem como contribui para a redução da dor do membro superior.

Mesmo no caso dos doentes com AVC crónico, ou seja, quando a reabilitação e tratamento é efetuado tardiamente, a Terapia de Restrição e Indução ao Movimento pode atenuar as dificuldades de movimento. Estudos com pacientes com AVC crónicos em que é utilizada a TRIM, através de técnicas de neuroimagem, é possível observar uma reorganização do córtex relacionada com melhorias em termos de função.

Venha conhecer a equipa da CERmudança e saiba tudo o que podemos fazer pela sua reabilitação.