Um dos domínios que tem sido descrito como mais prejudicado em crianças com défices linguísticos é o sintático. Neste sentido, existem já alguns estudos ao nível da intervenção sintática que revelam resultados favoráveis de intervenções baseadas no treino explícito das competências de linguagem comprometidas. As várias abordagens existentes baseiam-se no uso de determinadas técnicas, procedimentos e estratégias que encontram suporte na evidência, o que conduzirá, mais fácil e rapidamente, ao sucesso da intervenção. Contudo, em Portugal, até há bem pouco tempo, desconheciam-se programas de intervenção sintática. Precisamente, no sentido de mitigar esta lacuna, criou-se o INsyntax – um Programa de Iniciação à Sintaxe.

O que é o INsyntax?

O INsyntax foi desenhado para a intervenção em sintaxe, em crianças a partir dos 24 meses e que se encontram ao nível da palavra isolada.

Este programa de iniciação à sintaxe encontra o seu fundamento nos princípios que deram origem ao programa Colourful Semantics (Bryan, 1997), integrando estratégias de facilitação gramatical. A aplicação deste tipo de programas é suportada por descrições com resultados favoráveis ao nível da aquisição de enunciados simples.

O INsyntax foi desenvolvido com o intuito de facilitar a aquisição de frases simples com estrutura sujeito/ verbo/ objeto (SVO), prevendo-se a expansão dos enunciados até à inserção de um sintagma preposicional, com papel temático de locativo.

O INsyntax encontra-se validado para o PE?

O conteúdo do INsyntax encontra-se validado por um conjunto de profissionais de referência nas áreas da terapia da fala e da linguística – Painel de Peritos. Para além disso, a eficácia do programa foi verificada num estudo experimental com falantes tardios, tendo sido registadas melhorias, não só a nível sintático, como também lexical.

Como se aplica o INsyntax?

O Programa INsyntax integra um código de cores que pretende representar cada papel temático da frase, procurando ajudar as crianças a reconhecer cada posição argumental da frase e, consequentemente, produzir uma variedade de enunciados que se enquadrem nessa mesma estrutura.

Assim, o INsyntax é constituído por cinco níveis, organizados de forma hierárquica:

  1. Nível I – Agente
  2. Nivel II – Agente/ Verbo
  3. Nivel III – Agente/ Verbo/ Tema
  4. Nivel IV – Agente/ Verbo/ Tema/ Locativo
  5. Nível V – Generalização

As atividades realizadas ao longo dos diversos níveis têm como suporte três cenários ilustrados – CASA, PARQUE e PRAIA, por se considerar que integram conceitos próximos dos contextos de vida das crianças. Os estímulos criados integram vocabulário que se considerou pertencer ao léxico esperado para a faixa etária dos 24 meses.

O programa é constituído pelos diversos materiais necessários à sua implementação, bem como pelo manual de aplicação, do qual consta uma breve apresentação teórica e onde é realizada a descrição pormenorizada dos procedimentos necessários à implementação do INsyntax, com sugestão de estratégias de facilitação gramatical.

Quem pode aplicar o INSYNTAX?

Por se tratar de um programa de intervenção em crianças que, por algum motivo, apesentam dificuldades no desenvolvimento linguístico, a sua aplicação deverá ser preferencialmente realizada por um terapeuta da fala (TF) ou, no caso de ser aplicada por outro profissional, este deverá contar com a supervisão de um TF.

Como posso fazer para adquirir o INSYNTAX?

O INsyntax é comercializado pela Trilhos de Mudança.

Poderá adquirir o INsyntax através da nossa página de Facebook ou pelo email: produtos@cermudanca.com.

Comprar o INsyntax