O que é a Terapia DMI?
A Intervenção por Movimentos Dinâmicos (DMI – Dynamic Movement Intervention) é uma intervenção terapêutica abrangente que está agora disponível em Portugal, após o seu sucesso noutro países como os Estados Unidos e o Canadá. Esta técnica terapêutica usada por Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Psicomotricistas especializados é projetada para ajudar crianças com atraso motor, melhorando as respostas posturais automáticas e ajudando cada criança a progredir de forma a ser capaz de alcançar os marcos de desenvolvimento esperados para cada idade. Com sua chegada a Portugal, espera-se que mais crianças possam beneficiar desta abordagem terapêutica inovadora.
A base da Terapia DMI é um tratamento intensivo e individualizado, personalizado com base em avaliações padronizadas. Por forma otimizar os resultados, o programa deve ser realizado, preferencialmente, duas vezes por dia, com sessões de 45 a 60 minutos cada, durante pelo menos duas semanas. Dependendo das necessidades específicas da criança, o tratamento pode-se estender por até quatro semanas ou mais. No entanto, o DMI também pode ser adaptado para sessões semanais, dependendo do caso.
Durante as sessões de Terapia DMI os profissionais procuram oferecer o mínimo de suporte possível, utilizando manipulações que progridem de movimentos próximos ao corpo para movimentos mais distantes, e de movimentos simétricos para movimentos dissociados. Quando necessário, o suporte parcial de peso pode ser aplicado. Os exercícios realizados durante a terapia envolvem desafios contra a gravidade, movimentos desafiadores e desafios posturais e de força muscular.
O DMI estimula a neuroplasticidade para ajudar o cérebro da criança a fazer conexões novas e aprimoradas, desenvolvendo assim capacidades para alcançar os marcos de desenvolvimento.
O DMI é adequado para o meu filho?
O DMI é uma boa opção para a maioria das crianças e pode beneficiar aquelas que não alcançaram muitos dos seus marcos. Isso pode incluir uma ampla gama de patologias. Independentemente do nível de cognição do seu filho e da extensão do défice neurológico, as crianças podem beneficiar de terapia DMI porque trabalha no sentido de estimular a neuroplasticidade do cérebro em desenvolvimento.
Todas as crianças com atraso no desenvolvimento motor podem frequentar a Terapia DMI, incluindo condições como:
- Síndrome de Down;
- Paralisia Cerebral;
- Atraso Global do Desenvolvimento;
- Hipotonia;
- Anomalias Cromossómicas / Distúrbios Genéticos;
- Lesões da Medula Espinhal;
- Lesão Cerebral adquirida;
- Crianças em situação de risco, como aquelas que nascem prematuramente, também podem beneficiar desta terapia devido às significativas mudanças neuroplásticas que estimula no cérebro em desenvolvimento.
O meu filho vai chorar durante a terapia DMI? É doloroso?
A terapia DMI não é invasiva, não é dolorosa e pode mesmo tornar-se divertida para a criança. O objetivo é ajudar a criança a superar desafios de uma forma positiva e construtiva para o seu futuro.
Porquê que a terapia DMI é diferente da terapia tradicional?
O DMI é um método muito poderoso e dinâmico. O que o diferencia de outros métodos mais tradicionais é que o DMI está constantemente a trabalhar para melhorar a função cerebral aproveitando o poder da neuroplasticidade. Com recurso a exercícios que expõem as crianças à gravidade, é estimulada a aquisição de competências, atingindo marcos de desenvolvimento essenciais ao desenvolvimento da criança. A terapia DMI também pode ser utilizada em conjunto com outras técnicas terapêuticas e equipamentos de terapia. Por vezes, nas sessões terapêuticas, estas técnicas são combinadas para fornecer melhores resultados.
Porque é que nunca ouvi falar de Terapia DMI?
O DMI incorpora alguns conceitos e técnicas de outros métodos, representando uma evolução que o tornou numa abordagem terapêutica dinâmica e eficaz. O DMI foi apresentado pela primeira vez em fevereiro de 2021 por Jake Kreindler e Jo-Anne Weltman, ambos fisioterapeutas com mais de 50 anos de experiência clínica combinada. Como é um método recente é possível que nunca tenha ouvido falar sobre ele. Vários profissionais estão a ser formados para aplicarem este método de forma a proporcionarem o melhor cuidados aos seus pacientes.
“Para a criança um pequeno movimento da água do tanque o leva as aventuras de um grande oceano.”
Edna Frigato
Nas clínicas CER- Trilhos de Mudança encontrará uma equipa especializada, com formação certificada para realizar Terapia DMI com o seu filho.
Venha conhecer-nos! Estamos ao seu dispor através dos nossos contactos.