Quando uma criança apresenta dificuldades de linguagem e de comunicação é muito frequente haver dúvidas e preocupações levando os pais a pensar “será que o meu filho é autista?”.
No entanto, o contrário também pode ser muito frequente, quando estamos perante um caso de autismo sem problemas de linguagem, levando os pais a pensar “como pode o meu filho ser autista, se ele não tem problemas de fala?”.
Na verdade, nem todas as crianças com problemas de linguagem têm uma Perturbação do Espetro Autista (PEA), assim como nem todas as crianças com PEA têm problemas de linguagem.
Ao contrário das perturbações de linguagem, nas quais as crianças apresentam sinais bem definidos, como o aparecimento tardio das primeiras palavras ou frases e/ou dificuldades na compreensão de palavras ou frases, os casos de PEA aparecem associados a uma série de outros sinais de alerta.
Vejamos alguns destes sinais de Perturbações do Espetro Autista:
Constantemente, os pais de crianças diagnosticadas com autismo referem que, mesmo antes de aparecerem os primeiros sinais, já “sentiam” que algo não estava bem. Embora, não seja fácil identificar, existem sinais de desenvolvimento que surgem nos primeiros meses de vida de qualquer criança e que nos podem indicar que existe algo que merece atenção.
Quando os pais são confrontados com o diagnóstico de autismo, é comum sentirem que o mundo “desabou”. Mas o diagnóstico é só um nome. O importante é o caminho a fazer depois do nome. E esse caminho pode ser cheio de boas surpresas e aprendizagens!
Conte com a equipa da CERmudança para que assim seja.
“Todo a gente tem uma montanha para escalar e o autismo não foi minha montanha, foi minha oportunidade de vitória.”
Rachel Barcellona